Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Arquivo do TRESC tem mais de 150 mil páginas preservadas

    A Seção de Arquivo do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina preserva a história da Justiça Eleitoral no estado, composta por mais de 150 mil páginas e outros materiais, com uma série de cuidados especiais de manuseio e armazenamento.

    Assim que chegam à nova sede da seção, inaugurada em São José em novembro de 2010, os documentos passam por um processo de conferência, que inclui desde a checagem de seu conteúdo até a limpeza, a esterilização e a desumidificação dos papéis. Alguns, em más condições de conservação, são restaurados antes de serem arquivados.

    A permanência das informações oficiais no prédio da Justiça Eleitoral de SC inclui sala e compartimentos especiais, onde a temperatura é controlada entre 20ºC e 22ºC e a umidade do ar não pode estar abaixo de 45% ou acima de 55%. Esses procedimentos minuciosos garantem que o acervo esteja disponível ao público.

    Os documentos são de natureza judicial, eleitoral e administrativa, e os mais antigos deles fazem referência a 1945, data de início das atividades do TRESC. As pessoas interessadas podem ter acesso a qualquer um dos papéis através de uma visita agendada à Seção de Arquivo, além de conseguirem encontrar boa parte deles em formato eletrônico no site do Tribunal.

    A digitalização de arquivos tem sido uma forma eficiente encontrada pela Coordenadoria de Gestão da Informação do TRESC para facilitar o acesso da sociedade aos papéis oficiais, padronizar os formatos eletrônicos, divulgar os acórdãos das decisões da Justiça Eleitoral com rapidez e preservar a memória dos documentos.

    Por Priscila Dalagnol

    Comunicação Social do TRESC

    • Publicações4242
    • Seguidores284465
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arquivo-do-tresc-tem-mais-de-150-mil-paginas-preservadas/2735230

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)