Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cabo eleitoral de deputado é condenado por transportar eleitores

    O juiz da 6ª Zona Eleitoral, Gustavo Marcos de Farias, julgou procedente denúncia do Ministério Público Eleitoral para condenar Carlos de Paula, cabo eleitoral do deputado estadual Valdir Cobalchini (PMDB), a prestação de serviços comunitários, limitação de fim de semana e pagamento de 200 dias-multa por ter transportado quatro eleitores em Caçador em 3 de outubro do ano passado, dia do 1º turno das Eleições 2010.

    O magistrado determinou ainda o envio de uma cópia do processo à Procuradoria Regional Eleitoral para que haja apuração de eventual ilícito eleitoral cometido por Cobalchini. A sentença foi publicada na sexta passada (29) e cabe recurso ao TRESC.

    A infração cometida por Carlos de Paula, que também é suplente de vereador em Caçador pelo PMDB, está prevista no Código Eleitoral. De acordo com o artigo 302 dessa lei , é crime "promover, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto a concentração de eleitores, sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo".

    "As evidências flagrantes, aliadas às inúmeras contradições dos depoimentos defensivos, indicam, sem sombra de dúvidas, que o réu transportou os eleitores indicados na denúncia com o dolo específico de fraudar o exercício do voto", declarou o juiz na sentença.

    Por decisão do magistrado, os serviços comunitários deverão ser prestados aos Bombeiros Voluntários de Caçador e a limitação de fim de semana durará quatro anos. Essas duas penas restritivas de direito substituem a pena inicial de quatro anos de reclusão, em regime aberto, com base no artigo 44, § 2º, do Código Penal .

    Os 200 dias-multa terão valor individual de 1/20 do salário mínimo vigente na época dos fatos que provocaram a condenação e serão corrigidos monetariamente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), com acréscimo de juros de 1% ao mês, a partir da data da infração.

    Por Rodrigo Brüning Schmitt

    Assessoria de Imprensa do TRESC

    • Publicações4242
    • Seguidores284463
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cabo-eleitoral-de-deputado-e-condenado-por-transportar-eleitores/2669948

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)