Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cidadão com 16 anos pode realizar alistamento eleitoral biométrico

    Apesar de facultativo, 36.020 eleitores menores de 18 anos já realizaram o alistamento eleitoral em Santa Catarina. Thais Batista Arantes Rubin, 16, fez seu alistamento eleitoral biométrico nesta terça-feira (16). A adolescente ficou sabendo pela página do Facebook do TRE-SC que já podia votar nas próximas eleições e não perdeu tempo. “Eu acho importante votar, pois você ajuda a escolher quem vai controlar o país e decidir coisas que interessam no seu futuro.”

    Siga nossa página no Sound Cloud e confira o boletim eleitoral

    Todos os eleitores com 16 anos podem fazer seu alistamento eleitoral ainda neste ano. Já aqueles que vão completar 16 anos em 2016 até o dia das Eleições (2 de outubro) podem se alistar a partir de janeiro do próximo ano. O primeiro título poderá ser feito até maio de 2016 e o eleitor o receberá ao final do atendimento, ou seja, no mesmo dia.

    Se a biometria é obrigatória em sua cidade e você já fez seu alistamento, mas ainda não colheu suas digitais, fique atento e procure um cartório eleitoral o quanto antes para atualizar seu cadastro eleitoral e poder votar nas próximas eleições.


    Para fazer seu primeiro alistamento, o cidadão deve se dirigir ao cartório eleitoral da sua cidade, portando certidão de nascimento ou casamento, ou outro documento oficial de identidade em que conste o nome dos pais e a nacionalidade; comprovante de residência emitido nos últimos três meses; e, no caso dos homens com idade entre 18 e 45 anos, comprovante de quitação do serviço militar.

    O alistamento é obrigatório apenas para os maiores de 18 anos e os menores de 70 anos. Para os analfabetos, para aqueles com idade entre 16 e 18 anos e para os maiores de 70 anos, é facultativo. Lembrando que o voto é facultativo mesmo para o eleitor maior de 16 anos e menor de 18 que já possui título eleitoral.

    Por Stefany Alves
    Assessoria de Imprensa do TRE-SC

    • Publicações4242
    • Seguidores284463
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1263
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cidadao-com-16-anos-pode-realizar-alistamento-eleitoral-biometrico/209316730

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)