Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-SC diploma eleitos em sessão solene

    Os eleitos nas Eleições 2014 no estado foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina em sessão solene realizada nesta quinta-feira (18), às 16 h, no centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). Pela diplomação, a Justiça Eleitoral confere a aptidão aos eleitos para assumir os cargos a que concorreram e os torna aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2014, no cargo de governador e vice, e no dia 1º de fevereiro, data em que inicia o mandato dos parlamentares.

    A solenidade confirma que o político escolhido pelo povo cumpriu todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e está apto parta exercer o mandato.

    Os eleitos foram diplomados pela ordem de classificação nas urnas. Foram conferidos certificados a 40 deputados estaduais, 16 deputados federais, dois senadores e seus suplentes, governador e vice-governador.

    A cerimônia de diplomação foi dirigida pelo presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer, que destacou o trabalho da Justiça Eleitoral catarinense na preparação das eleições. “O processo ocorreu dentro da normalidade. Todos os prazos foram cumpridos. Não deixamos pendentes processos para julgamento. Nem os atentados que Florianópolis sofreu atrapalharam o transcurso das eleições que, pela primeira vez, contaram com o apoio do exército brasileiro. Isso se deve ao esforço conjunto da Presidência, Corregedoria Regional Eleitoral e juízes eleitorais.”

    Romer também afirmou que o “Brasil precisa de uma reforma política com urgência. A sociedade anseia por novos tempos, por novas condutas guiadas pela moral, para que tenhamos uma sociedade próspera para as atuais e futuras gerações”. Antes de proceder à diplomação, o presidente do TRE-SC conclamou os eleitos em 2014 para que exerçam o mandato de forma honrada e digna.

    Além do presidente do TRE-SC, também fizeram uso da palavra o deputado estadual Gelson Luiz Merísio, o deputado federal Esperidião Amin Helou Filho, o senador Dário Berger e o governador João Raimundo Colombo.

    Em seu discurso, Colombo ressaltou o valor da Justiça Eleitoral catarinense. “É preciso valorizar, reconhecer e destacar o trabalho efetuado. Temos que parabenizar nossa Justiça Eleitoral.” E, entre outros aspectos abordados, apontou o voto como uma das coisas mais bonitas da democracia. “Pouca coisa é tão pessoal quanto o voto. É pelo voto que é transmitida a vontade coletiva de forma direta. E a política deve ser a expressão da sociedade. Ser a voz, a oportunidade e a esperança daqueles que não tenham.”

    Diplomados

    A ordem de recebimento dos diplomas para os deputados estaduais eleitos em 2014 seguiu a seguinte ordem de classificação nas urnas:

    Gelson Luiz Merisio
    José Nei Alberton Ascari
    Ismael dos Santos
    Milton Hobus
    Valdir Vital Cobalchini
    Aldo Schneider
    Gean Marques Loureiro
    Jean Jackson Kuhlmann
    Mauro de Nadal
    Darci de Matos
    Antonio Serafim Venzon
    José Milton Scheffer
    Carlos Alberto Chiodini
    Marcos Luiz Vieira
    Ada Lili Faraco de Luca
    Luciane Maria Carminatti
    Narcizo Luiz Parisotto
    ClariKennedy Nunes
    Leonel Arcângelo pavan
    Romildo Luiz Titon
    Vicente Augusto Caropreso
    Sílvio Dreveck
    Antônio Mauro Rodrigues de Aguiar
    Moacir Sopelsa
    Seodi Saretta
    Ana Paula de Souza Lima
    Maurício José Eskudlark
    Gabriel Sell Ribeiro
    Dirce Aparecida Heiderscheidt
    João Antônio Heinzen Amin Helou
    Pedro Baldissera
    Dirceu Luiz Dresch
    Valmir Francisco Comin
    Ricardo Zanatta Guidi
    Mário Marcondes Nascimento
    Rodrigo Minotto
    Natalino Lazare
    Patrício Carlos Destro
    Cesar Antonio Valduga
    Claiton Salvaro Brolessi

    Por sua vez a entrega dos diplomas para deputado federal teve a seguinte ordem:

    Esperidião Amin Helou Filho
    João Rodrigues
    Mauro Mariani
    Jorginho dos Santos Mello
    Rogério Mendonça
    Pedro Francisco Uczai
    Marco Antonio Tebaldi
    João Paulo Karam Kleinubing
    Jorge Catarino Leonardeli Boeira
    Valdir Colatto
    Décio Nery de Lima
    Cesar Antonio de Souza
    Celso Maldaner
    Ronaldo José Benedet
    Carmen Emília Bonfá Zanotto
    Geovânia de Sá Rodrigues

    Em seguida foram conferidos os diplomas para os eleitos ao cargo de Senador da República, e seus dois suplentes:

    1. Dário Elias Berger

    2. Paulo Gilberto Gouvêa da Costa

    3. Genésio Ayres Marchetti


    E, por fim, para o Governador e Vice-Governador:

    1. João Raimundo Colombo

    2. Eduardo Pinho Moreira

    A partir das Eleições de 2014, os diplomas dos eleitos e suplentes serão assinados digitalmente, nos termos da Resolução TRESC n. 7.864/2012 e ficarão disponíveis no site do TRE-SC.

    Para consultar, acesse a página e escolha os parâmetros de busca que podem ser utilizados individualmente ou combinados.

    O documento original eletrônico, que possui valor legal e presunção de veracidade (art. 10 da Medida Provisória n. 2.200-2, de 24 de agosto de 2001) poderá ser obtido diretamente no site do Tribunal ou, pessoalmente, mediante apresentação de dispositivo de armazenamento USB (pendrive, HD externo).

    A autenticidade das cópias impressas do diploma original eletrônico pode ser validada mediante consulta ao referido site.

    Em caso de dúvidas ou sugestões, favor contatar a Seção de Procedimentos Eleitorais Especiais da Coordenadoria de Registro e Informações Processuais (spee@tre-sc.jus.br).

    http://www.tre-sc.jus.br/site/diplomas/

    Por Elstor Werle / Sylvia Penkuhn

    Assessoria de Imprensa do TRE-SC

    • Publicações4242
    • Seguidores284464
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações165
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-sc-diploma-eleitos-em-sessao-solene/209296142

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)