Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-SC faz sorteio para testar confiabilidade das urnas

    O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou na manhã deste sábado (25), véspera do segundo turno das eleições 2014, o sorteio das urnas que serão utilizadas na votação paralela, um dos principais sistemas criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema de votação eletrônica.

    As urnas escolhidas no sorteio deste sábado (25) foram: Seção 192 da 101ª Zona Eleitoral de Florianópolis, - SESC – Serviço Social do Comércio; Seção 109 da 43ª Zona Eleitoral – Xanxerê, localizada em Faxinal dos Guedes – Escola de Educação Básica Professor Salustiano Antônio Cabeira; e Seção 137 da 48ª Zona Eleitoral de Xaxim – localizada no município de Entre Rios,- Escola Indígena de Ensino Fundamental Paiol de Barro.

    Na ocasião do sorteio, as pessoas presentes foram convidadas a preencher cédulas de votação de papel, como se estivessem votando nos candidatos oficiais desta eleição. Os nomes e números para votações utilizadas são reais porque as urnas já estão configuradas e lacradas com os dados dos candidatos e todo o processo é feito com a urna que estaria funcionando na respectiva seção.

    Após as cédulas de papel terem sido preenchidas, elas foram depositadas em urnas de lona, que foram lacradas e encaminhadas ao local da votação paralela, onde permanecerão sob guarda policial até a manhã de domingo (26), para utilização na auditoria.

    As urnas sorteadas serão levadas para o prédio do Tribunal de Contas da União (TCU) em Florianópolis, na Rua São Francisco, nº 234, Centro. Serão guardadas por policiais até às 7h30 deste domingo (26), horário no qual a simulação começará, com previsão de término para as 17h.

    Para a organização da votação paralela, uma equipe foi especialmente constituída pelo TRE-SC para atuar neste final de semana. A votação sempre ocorre no mesmo dia e horário das eleições e conta com a fiscalização do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta para acompanhamento por parte da imprensa e sociedade civil.

    Sobre a Votação Paralela

    A ação, realizada em todos os TREs do Brasil, tem como objetivo mostrar à sociedade que a urna eletrônica utilizada é segura, além de servir como ação anti-fraude e consolidar a segurança do sistema de votação eletrônica.

    Por Assessoria de Imprensa do TRE-SC

    • Publicações4242
    • Seguidores284464
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-sc-faz-sorteio-para-testar-confiabilidade-das-urnas/209293746

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)