Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça esclarece dúvidas de eleitores com necessidades especiais

    Garantir o direito ao voto é um dos focos centrais da Justiça Eleitoral. E para possibilitar que todos os cidadãos e cidadãs possam exercer esse direito de forma plena, a cada eleição, novas medidas vêm sendo adotadas para permitir que eleitores com necessidades especiais possam comparecer às urnas sem enfrentar dificuldades adicionais.

    Segundo o coordenador substituto da área de Supervisão e Orientação às Zonas Eleitorais do TRE-SC, Flávio Lanza, todas as pessoas portadoras de necessidades que afetem o exercício do voto (como as relacionadas à locomoção ou à visão) devem informar sua condição diretamente ao cartório eleitoral no qual estão inscritas.

    Com base nas informações apresentadas por esses eleitores, a Justiça Eleitoral planeja e implementa ações que viabilizam o acesso desse eleitor à urna. “Para o eleitor portador de necessidade relacionada à visão, por exemplo, há adaptação das urnas para uso com fones de ouvido. No caso de o eleitor ter dificuldades de locomoção, o cartório trabalhará para alocá-lo em uma seção de fácil acesso”, explica Flávio.

    Apesar da necessidade especial, os documentos e a forma de identificação do eleitor no dia da votação são os mesmos utilizados para os demais cidadãos: basta que compareça no local de votação e seção eleitoral dele, munido de documento de identidade oficial com foto e título eleitoral.

    Do mesmo modo, Flávio esclarece que todos os eleitores - inclusive os portadores de necessidades especiais – que não votarem nas eleições são obrigados a justificar sua ausência no prazo de 60 dias após o pleito. Para fazer a justificativa, é preciso se dirigir ao cartório eleitoral ou enviar requerimento de justificativa ao juiz de sua zona eleitoral, anexando documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto naquele dia.

    Votando em seções adaptadas

    Para ter acesso a locais de votação e urnas adaptadas, os eleitores portadores de necessidades especiais devem informar sua condição ao cartório de sua inscrição até sete de maio, dia que marca o fechamento do cadastro eleitoral. Até essa data, as informações serão consideradas para preparar as seções eleitorais de 2014. As informações recebidas após esse prazo também serão consideradas para a preparação das seções eleitorais, porém, na medida do possível.

    Situações especiais

    Há deficiências cuja natureza impossibilita ou torna demasiadamente oneroso o alistamento eleitoral e o exercício do voto. Nesses casos, Flávio lembra que “é possível o requerimento – dirigido ao juiz eleitoral -, apresentado pela própria pessoa, por seu representante legal ou procurador devidamente constituído, solicitando a expedição de certidão de quitação eleitoral com prazo de validade indeterminado”. Todavia, será preciso comprovar tal situação em procedimento administrativo específico.

    PorSy An-Ge Mairi / Rafael Spricigo

    Assessoria de Imprensa do TRE-SC

    • Publicações4242
    • Seguidores284466
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-esclarece-duvidas-de-eleitores-com-necessidades-especiais/113803980

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)