Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Corte homenageia desembargador Irineu João da Silva

    No início da sessão ordinária desta segunda-feira (5), os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina prestaram uma homenagem ao ex-integrante da Corte, desembargador Irineu João da Silva, falecido há um ano.

    Na oportunidade, o juiz Júlio Guilherme Berezoski Schattschneider falou em nome dos demais juízes sobre o exemplo deixado pelo desembargador. “Antes da sua posse, apenas conhecia a sua reputação de juiz linha dura. Mas acredito que nem mesmo ele se preocupasse com a fama que lhe precedia, pois esta era a sua filosofia. Era na aplicação rigorosa da lei, porém justa que ele acreditava. Ele foi embora, mas as suas convicções remanesceram. Assim como o exemplo que ele nos transmitia aqui nesta sala de sessões e no nosso convívio semanal”, afirmou.

    “Ele era, ao meu ver, o protótipo do magistrado, aquele para o qual se olha e, imediatamente, se tem a absoluta certeza da sua competência, firmeza, correção de procedimento e caráter. Grande homem, exemplar pai de família e amigo. Que o seu exemplo continue se multiplicando e nos iluminando a todos”, concluiu o magistrado.

    Em seguida, o presidente em exercício do TRESC desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins agradeceu as palavras do juiz Schattschneider pela sua manifestação e salientou a dívida da Corte para com o exemplo, a dignidade e a retidão da trajetória profissional e pessoal do desembargador Irineu João da Silva.

    Por fim, o presidente em exercício solicitou a inclusão da íntegra do artigo intitulado “Irineu João da Silva - um ano de partida” (de autoria do desembargador Sérgio Paladino, ex-presidente do TRESC, publicado no Diário Catarinense), na Ata de Sessão da presente data, sendo aprovada por unanimidade.

    Histórico

    Irineu João da Silva morreu no dia 5 de novembro de 2011, aos 64 anos, após mal súbito. Ele atuava na Corte Eleitoral nos cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

    Natural de Brusque, formou-se em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), em 1972, e ingressou na magistratura quatro anos depois, ao ser aprovado em concurso.

    Silva atuou como juiz substituto nas comarcas de Mafra, Itaiópolis, Canoinhas, São Bento do Sul, Porto União, Videira e Caçador. Em 1978, passou a ocupar o cargo de juiz titular, tendo desempenhado a função em Urubici, Ituporanga, Caçador e Itajaí, além de responder interinamente pelas comarcas de Bom Retiro e São Joaquim.

    Foi promovido a desembargador em 2000 e exercia as funções de membro efetivo da 2ª Câmara Criminal do TJ-SC, presidida pelo desembargador Sérgio Torres Paladino. Silva também integrava o Órgão Especial e o Conselho da Magistratura do TJ-SC.

    • Publicações4242
    • Seguidores284463
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corte-homenageia-desembargador-irineu-joao-da-silva/100165730

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)