Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juíza nega pedido para restabelecer direitos políticos de ex-delegado

    A juíza da 19ª Zona Eleitoral, Hildemar Meneguzzi de Carvalho, negou o pedido de restabelecimento dos direitos políticos feito pelo ex-delegado da Polícia Civil e ex-vereador de Joinville Março Aurélio Marcucci (PRB). A sentença foi publicada na última quarta-feira (25), na página 3 do Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina .

    A solicitação foi apresentada após o pedido de reabilitação criminal de Marcucci ter sido julgado procedente em 12 de fevereiro, mas a magistrada afirmou que o requerente fora condenado à sanção que provoca inelegibilidade e que "a reabilitação não é condição para o restabelecimento dos direitos políticos".

    A situação jurídica do ex-delegado enquadra-se no artigo , inciso I, alínea e, da Lei Complementar nº 64/ 1990 , segundo o qual "são inelegíveis os que forem condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação, até o transcurso de oito anos após o cumprimento da pena".

    Conforme a juíza, o tempo em que os condenados ficarão inelegíveis varia de acordo com a pena aplicada, pois, após extinta a punibilidade, ainda lhes restarão oito anos de restrição de direitos políticos negativos.

    No caso de Marcucci, ele foi condenado à pena de cinco anos e nove meses de reclusão, em regime semi-aberto, pela prática de crime de peculato, e teve extinta a sua punibilidade em 13 de fevereiro de 2009, quando lhe foi concedido indulto. Assim, "a inelegibilidade estender-se-á até 13 de fevereiro de 2017", afirmou a magistrada.

    Nas Eleições 2010, o ex-delegado teve negado o registro de candidatura pela Justiça Eleitoral, em virtude da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010).

    Apesar de não ter ocorrido impugnação no prazo legal, a Corte indeferiu o registro pelo fato de Marcucci ter sido condenado por crime contra a administração pública.

    Leia mais:

    09/08/2010 - Delegado é o terceiro candidato com registro negado por Ficha Limpa

    Por Renata Queiroz

    Assessoria de Imprensa do TRESC

    • Publicações4242
    • Seguidores284466
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-nega-pedido-para-restabelecer-direitos-politicos-de-ex-delegado/3103910

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)